5º Encontro - Como Foi

 

Foi realizado em Nova Trento, Santa Catarina, no dia 13 de novembro de 2005. Com o objetivo de juntar o desejo de muitos participantes em conhecer a terra de origem da primeira Santa brasileira, Santa Paulina, foi aprovado no quarto encontro que o próximo se realizaria nessa cidade.

A programação desse encontro foi elaborada por Germano Riffel e demais responsáveis pela organização.

 

Além das famílias Riffel de diversos lugares (Boa Vista do Buricá, Santo Cristo, Santa Rosa, Brusque, Guabiruba, Piratuba, Piratiba, entre outros tantos) estavam presentes no Quinto Encontro, alguns alemães, entre eles Herr Alois Riffel, do Heimatverein de Karlsdorf que participou da confecção do livro "Familienbuch Karlsdorf und Dettenheim" (origem de muitas informações da árvore genealógica desse site) de dezembro de 2004, onde se encontram os registros de nossos antepassados até Johann Bernhard Riffel, nascido em 1635, em Dettenheim.

 
 

ALGUMAS INFORMAÇÕES E REALIZAÇÕES DURANTE O ENCONTRO

Após o almoço, no encontro realizado no Salão Paroquial de Nova Trento, foram desenvolvidas algumas atividades como segue:

- Alois Riffel se apresentou juntamente com os demais visitantes da Alemanha presentes ao Encontro. Valdir Riffel (de Guabiruba/SC), que já era conhecido do mesmo por ter morado diversos anos na Alemanha, traduziu suas palavras para o Português para que todos os presentes pudessem compreender.

- Alois salientou, em primeiro lugar, que o prefeito de Karlsdorf, havia mandado lembrançcas e abraços a todos os presentes. Depois falou sobre sua vida pessoal e profissional, salientando que desenvolve atividades de pesquisa, além de outras, no Museu do Heimatverein Karlsdorf-Neudhart, principalmente sobre as emigrações daquela região da Alemanha para diversos países. Já desenvolve esse trabalho há aproximadamente 25 anos.

- Informou que de 1858 a 1863, saíra de Karlsdorf 250 pessoas, sendo que dessas 40 eram Riffel. Emigraram pela necessidade: falta de comida, trabalho, moradia, etc, e a única alternativa que se apresentava era seguir pelo mundo afora em busca de lugar melhor para sobrevivência.
- Padre Marcos Riffel informou que existe, além do ramo da Família de Georg Franz, uma outra família que veio para o Brasil através da Espanha-Argentina-Uruguai-Brasil.
- Alois manifestou o desejo de publicar as informações que obteve em Brusque e Guabiruba, nesses últimos quinze anos, que tem contato e já teve uma troca intensa de visitas de casais e família em Karldorf e vice-versa.
- Informou que de 1858 a 1863, saíra de Karlsdorf 250 pessoas, sendo que dessas 40 eram Riffel. Emigraram pela necessidade: falta de comida, trabalho, moradia, etc, e a única alternativa que se apresentava era seguir pelo mundo afora em busca de lugar melhor para sobrevivência. Deseja que esse intercâmbio se intensifique cada vez mais, principalmente entre os jovens. Valdir Riffel salientou que seria interessante que os jovens continuassem esse trabalho de intercâmbio: "Cuidar bem das raízes".
- Alois entregou ao Padre Marcos Riffel o livro sobre as famílias de Karlsdorf ("FamilienBuch do Heimatverein), acima citado.
- Alois convidou Germano Riffel para receber uma medalha de prata pelo incentivo da realização do Quinto Encontro. Entregou também uma bandeira da Alemanha para ser exposta junto à bandeira do Brasil nos encontros.
- Padre Marcos pergunto se o brasão era o correto. Alois afirmou que há vários brasões, mas que a simbologia do utilizado nos Encontros é correto. Os pentes de linho (Riffen), representam a origem do nome, apesar de não poder confirmar se o brasão realmente é o utilizado pelos antepassados: "Se não for, ao menos é bonito e pode ser adotado". Informou também que o fio de linho "penteado" era utilizado nas redes para pesca. Informou que a Águia não pode ser utilizada na Alemanha porque é um símbolo público. O brasão pode ser adotado no Brasil e pode ser patenteado mundialmente para que qualquer pessoa com o sobrenome Riffel possa utilizá-lo.

 - Depois da apresentação do grupo de Dança da Guabiruba/SC - Mitsamen Dancen, foram apresentados, além dos Padres Marcos Riffel e Paulo Riffel, e da Irmã Riffel, forma apresentados os mais idosos presentes ao Encontro, entre eles: Irma Riffel (tia do Pe Marcos), Ervin Riffel (Guabiruba/SC) e esposa, e Oscar Riffel (Boa Vista do Buricá/RS).

- Foi definido que o próximo encontro (Sexto Encontro da Família Riffel), será realizado em 2007 na cidade de Piratuba/SC.
 
 
 

Voltar à página dos Encontros